Quantcast
Channel: Fernanda França » Gazeta Guaçuana – Colunas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 17

Mais uma tragédia

$
0
0

18 de julho de 2007

Estava escrevendo outro texto para esta coluna, que deixarei para depois, porque é alegre e fala de um tema que eu adoro. Não consigo sequer terminar o que comecei a escrever porque, como muitos brasileiros, acompanho as notícias e as imagens da tragédia que aconteceu na noite da terça-feira, quando um avião da TAM derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, atravessou a avenida Washington Luís e bateu em um prédio de carga da companhia aérea. O final da história contabiliza cerca de 186 vítimas que estavam a bordo do vôo JJ3054, de acordo com a empresa, além das pessoas que se encontravam no solo.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o Comando da Aeronáutica iniciou as investigações do acidente que envolve o avião que partiu de Porto Alegre para São Paulo. O grande problema é que, além do caos aéreo que o Brasil enfrenta, o Aeroporto de Congonhas está com inúmeras questões para serem resolvidas. Será que só vão perceber isso agora, depois da morte de tantas pessoas?

SATURADO

Congonhas está no meio da cidade. Se quando foi construído, na década de 50, não havia nada e a cidade cresceu, ele deveria mudar. Há menos de um mês passou por uma reforma, mas nem todas as medidas necessárias foram tomadas. Sou paulistana, vivi a maior parte da minha vida naquela cidade, já estive naquele aeroporto e na minha opinião, uma medida maior deveria ser tomada. Grandes aviões não deveriam decolar e pousar em Congonhas. Ali não é mais o lugar de grandes aeronaves, no meio da cidade, com riscos para a população. Já estava na hora de perceberem que o aeroporto está saturado, já que é o aeroporto mais movimentado do país.

PROVIDÊNCIAS

Somente as investigações poderão dizer até qual ponto a pista molhada e a falta de obras dificultou as manobras do piloto e o que ele poderia ter feito, mas isso não muda o fato de que o aeroporto precisa de atenção há anos, de que outras aeronaves já tiveram problemas na mesma pista, de que aviões já derraparam e de que uma tragédia era iminente. Aconteceu e só agora vão tomar providências? Quanto tempo vai demorar para que outro acidente aconteça até que providências sérias e definitivas sejam tomadas?

A cena que mais me deixou emocionada foi assistir ao momento que os familiares das vítimas receberam a lista dos passageiros que estavam no Airbus A 320. Eu não consigo me manter apática diante de situações assim e não consigo imaginar que há pessoas que podem achar isso normal. Por que se há menos de 10 meses acontecia um acidente com uma aeronave da Gol, que não é mais o maior acidente da aviação brasileira por causa do que aconteceu na última terça-feira, quanto tempo irá demorar para que outra tragédia aconteça? Não precisaríamos ter essa resposta se a situação fosse resolvida antes.

MEDO

Há ainda a possibilidade de ter sido uma infeliz coincidência. Pode ter havido problema na aeronave, nos equipamentos de controle de vôo, ter sido falha do piloto e outras especulações que só serão desvendadas após as investigações. O fato é que não é possível continuar assim. Nunca tive medo de avião (muito pelo contrário, eu sempre gostei muito), mas agora eu devo confessar que estou com medo. Não de voar, mas do que pode acontecer quando estiver dentro de um avião. Não há nada que possa mudar a tristeza de tantas famílias e amigos. E que do luto de um país possa resultar uma solução para o povo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 17

Latest Images

Trending Articles





Latest Images